Quando se trata de escolher o estilo de decoração da sua casa, o melhor a ser feito é aproveitar referências de projetos que já existem, para decidir qual delas melhor reflete sua personalidade.
Assim como na moda, os estilos escolhidos dizem muito sobre quem você é, além de seus gostos pessoais. No entanto, antes de escolher o caminho do projeto de decoração, é necessário avaliar criteriosamente as características e o perfil de cada um. Afinal, ao contrário do vestuário, o projeto de decoração vai durar muito mais tempo.
Além disso, ao escolher um estilo de decoração, há muitos outros fatores que devem ser considerados: a localização da sua casa, o tamanho e a forma de cada cômodo, sua orientação e condições de iluminação, a quantidade de pessoas que moram na casa e também o investimento definido para o projeto.
Não importa o seu gosto ou estética, há um estilo decorativo para você!
E pensando nisso, nós da Viggore reunimos 5 estilos de decoração para você aprender mais sobre eles e encontrar o estilo perfeito para sua casa. Veja abaixo:
Estilo contemporâneo
O contemporâneo é um estilo decorativo que traz uma estética minimalista para sua casa. Ele se baseia no conceito de linhas limpas, tons neutros e cores claras, como é possível observar no Sofá Domini, por exemplo. A principal característica deste estilo, é que ele permite uma mistura de cores fortes em sua casa com itens como travesseiros, cobertores e quadros.
Materiais como madeira, mármore, vidro e itens metálicos estão presentes nesta decoração, dando a sua casa um visual elegante. Além disso, o estilo contemporâneo se preocupa com a amplitude visual, já que sua concepção busca uma circulação fluida que garanta a funcionalidade do espaço.
E quando se trata de estampa, as padronagens mais sutis entram em jogo, tais como as geométricas (já viu como esse tipo é aplicado na Poltrona Base Giromad?) e uma paleta de cor leve e neutra. Esses padrões estão presentes nos papéis de parede e tapetes e são usados para criar um visual mais limpo e sem excessos.
Estilo rústico
O estilo rústico tem o objetivo de trazer materiais do campo para dentro da sua casa. Ele explora as texturas e imperfeições dos elementos naturais na composição dos ambientes, além de também poder incluir muitos componentes diferentes como: pedras, vime, madeira, cerâmica, linho, palha e couro.
Aqui a aparência desgastada das peças é valorizada, e para esta finalidade, metais com aspecto de oxidação e louças com tom vintage são muito utilizadas. Os assentos e almofadas são em tecido poliéster com costura decorativa, explorando desenhos de flores e plantas nas composições, transmitindo uma atmosfera campestre e natural ao ambiente.
A paleta de cores, por sua vez, destaca o marrom da madeira em harmonia com tons claros, garantindo uma sensação de leveza e frescor.
Estilo industrial
Nos anos 60, a população de Nova Iorque estava crescendo rapidamente e a demanda por habitações se tornou muito alta. Como consequência, foi necessário transformar antigos armazéns e fábricas em grandes lofts.
Portanto, não é de se admirar que o estilo industrial tenha como uma de suas principais características atributos de antigas fábricas, como tubos e tijolos expostos.
Esse estilo é caracterizado também pelo uso de matérias-primas como metal e madeira, sendo combinadas muitas vezes com vidro ou concreto. Criando um contraste interessante entre texturas ásperas e superfícies lisas.
Na decoração dos móveis, elementos como madeira rústica, ferro envelhecido e peças de design são misturados. As paredes recebem o efeito cimento queimado, as máquinas de escrever e câmeras fotográficas analógicas entram em cena como itens decorativos, assim como pinturas abstratas e geométricas.
Estilo retrô
O estilo retrô é baseado no uso de móveis e objetos modernos, com um design que remete ao passado.
O ambiente pode ser totalmente decorado com peças inspiradas nas décadas de 60 e 70, como a Estante Twister, além de trazer peças pontuais que evocam o design. Entre todos os itens pertencentes a esse estilo, temos o sofá com pés de palito com almofadas coloridas, além de racks também com pés palito, impressões grandes e coloridas em papéis de parede e aparelhos com bordas arredondadas são os mais buscados por quem aprecia esse estilo.
A paleta traz tons vibrantes e quentes, tais como vermelho, amarelo e laranja. O azul claro também está presente neste estilo e é lembrado por ter sido muito usado nos carros da época.
Estilo clássico
O estilo clássico tem suas raízes na arquitetura grega e busca expressar elegância e sofisticação. Ele é caracterizado pela riqueza de detalhes e é o estilo preferido de quem busca um ambiente luxuoso.
Se você está procurando uma proposta suntuosa para sua casa, o estilo clássico pode ser exatamente o que você procura. Este estilo é uma das opções mais populares para aqueles que querem criar um espaço elegante e sofisticado, mas também confortável e convidativo.
As principais características desse estilo incluem peças volumosas, como tapetes felpudos, cortinas pesadas, móveis imponentes, peças de ferro, candelabros, lustres, castiçais, cristaleiras, bandejas e espelhos grandes.
A escolha do estilo de decoração é sua!
E então? Qual estilo de decoração mais combina com você?
Não se esqueça que além do gosto pessoal, é necessário levar em consideração o espaço disponível e os hábitos de vida dos moradores. Dessa forma, você terá sua casa decorada do jeito que sempre sonhou!
Agora que você já conhece todos esses estilos de decoração. Chegou a hora de você decidir qual mais combina com você e começar a pensar nos móveis e objetos que irão compor seus novos ambientes.
Que tal entrar no site da Viggore, que é sinônimo de móveis de qualidade no Rio de Janeiro conhecer nossos produtos e já começar a se inspirar? Comece agora!