Já parou para pensar sobre como o tipo de colchão pode afetar diretamente o seu sono? Sim, porque para ter uma noite tranquila e livre de desconfortos, do jeito que você merece, é fundamental contar com o modelo ideal.
Levando-se em consideração que, em média, passamos cerca de 25 anos da nossa vida apenas dormindo… Dá pra ter uma noção da importância de saber quais tipos de colchão existem. É só assim que se pode fazer uma escolha segura. Afinal, contar com o colchão errado pode causar dores, indisposição, cansaço etc.
Então, para facilitar a sua procura, reunimos aqui alguns dos melhores tipos de colchões.
Qual tipo de colchão escolher?
O melhor tipo de colchão é aquele que atende não só ao gosto de quem vai utilizá-lo, mas também às suas necessidades.
Os tipos de colchões mais procurados são:
Colchão de mola
Os colchões de mola são um clássico, conhecidos pela durabilidade. Mais macios, eles oferecem maior sustentação aos corpos mais pesados. As molas são entrelaçadas entre si e ganham uma camada de espuma. São os chamados colchões de molas bonnel.
O colchão de mola é mais indicado para camas de solteiro. Isso porque, no caso do colchão de casal, o movimento de um pode atrapalhar o sono da outra pessoa. Para estas situações, há os colchões de molas ensacadas.
Colchão de molas ensacadas
Em um colchão de molas ensacadas, os famosos colchões de molas pocket, cada mola tem movimentos independentes. Isso permite que uma pessoa se movimente de um lado e o outro continue estável, sem incômodos.
Nos modelos de colchões de mola com pillow-top, há uma camada extra de espuma em uma das faces. O que proporciona mais conforto.
Colchão de espuma
Pra sempre, um queridinho do brasileiro. O colchão de espuma é o tipo mais vendido, sendo indicado para quem busca um modelo com maior firmeza.
Há modelos que contam com estruturas internas, que aumentam sua resistência. Outros modelos, porém, são preenchidos apenas com espumas e/ou fibras, dependendo da densidade do produto (leia abaixo sobre como escolher a densidade do colchão).
Entretanto, é importante se ter em mente que colchões de espuma têm uma validade de no máximo 5 anos, ok? Depois disso, os materiais podem não se comportar da mesma forma e você pode ter problemas na qualidade do sono.
Colchão viscoelástico
Conhecido também como colchão da NASA, o colchão viscoelástico é fabricado com uma espuma chamada poliuretano, famosa por sua facilidade de adaptação e boa absorção de impactos.
O material se molda ao formato do corpo para reduzir os pontos de pressão e melhorar a sustentação do corpo sobre o colchão. Ao mesmo tempo que é muito macia, a espuma volta à sua forma original, sem deformações.
Colchão ortopédico
Antes, vamos a um esclarecimento: todo colchão tem uma função ortopédica. Afinal, como já antecipamos, sempre há um modelo mais indicado para o seu corpo e que pode gerar benefícios à saúde.
Porém, há um tipo específico que ficou famoso pelo nome de colchão ortopédico, indicado para auxiliar tratamentos como os de coluna, por exemplo. Ele é caracterizado por ser muito firme, geralmente por conter uma estrutura de madeira no interior.
Tipo de colchão pelo nível de conforto
Na hora de escolher qual tipo de colchão comprar, também é fundamental conhecer qual o seu nível de conforto preferido.
O que vai definir o tipo de conforto de um colchão é a espuma. As de menor densidade permitem mais passagem interna de ar, e o resultado é um material mais macio. O inverso acontece quando a espuma é mais firme.
São pelo menos 6 níveis de conforto de colchão:
- Ultramacio;
- Macio;
- Intermediário;
- Firme;
- Extra firme;
- Ultrafirme.
Como escolher a densidade do colchão
Uma dúvida que muitos têm na hora de comprar colchão é sobre qual a densidade escolher. Não é todo mundo que sabe qual é a relação daquela combinação da letra D ao lado de um número (exemplo: D18, D23, D33…).
Esta é uma característica importante do colchão de espuma, que tem certa relação com o seu nível de conforto. O número deve ser baseado no peso e altura de quem for usar o colchão. No caso de um casal, considera-se a pessoa mais pesada.
Para pessoas entre 1,61m e 1,70m e que pesa até 80kg, recomenda-se um colchão D28 ou D33. Já para uma pessoa entre 1,81m e 1,90m e de até 120kg, a densidade ideal é a D40.
Onde comprar colchão no Rio de Janeiro
E aí, já descobriu qual o tipo de colchão ideal para suas necessidades? Agora, é só garantir o seu! E se a sua dúvida agora for onde comprar colchão, pode ter certeza que a Viggore, loja de móveis no Rio de Janeiro, é o melhor lugar.
São opções de diversos tipos, além de colchões em pronta-entrega, para você aproveitar a sua compra antes do que você imagina! Acesse o site e confira as opções. Tenha um colchão de alta qualidade como você sempre quis.