Categorias
Decoração Sala de estar

5 dicas de decoração para salas pequenas

Pensar na decoração para salas pequenas não é um trabalho fácil. Mas reunimos algumas dicas valiosas para você criar o ambiente dos sonhos. Vem ver!

Para criar um ambiente perfeito, cada detalhe faz a diferença. Principalmente, se o assunto for decoração para salas pequenas. Neste caso, como não se tem muito espaço disponível, é importante escolher bem cada elemento para que o resultado seja o melhor possível.

Saber como decorar salas pequenas também é importante porque o cômodo pode ser considerado uma grande recepção às suas visitas. Além de ser um local onde a família toda se reúne para assistir àquele filme imperdível. Ou seja, é fundamental que o ambiente seja decorado de uma forma que transmita a personalidade de quem vive na casa, né?

Para facilitar a vida de quem está pensando em criar do zero ou reformar o ambiente, reunimos aqui algumas dicas de decoração para salas pequenas. Elas vão ajudar você a fazer as melhores escolhas para sua casa.

Dicas de decoração para salas pequenas

Decoração para salas pequenas exige medidas exatas | 5 dicas de decoração para salas pequenas

Decoração para salas pequenas exige medidas exatas

Começamos pela dica de decoração mais importante: use a trena como sua fiel escudeira. Calcule todas as medidas, tanto dos móveis quanto do espaço em si.

Em uma sala pequena, todo centímetro importa. Por isso, é fundamental saber o quanto de espaço cada objeto ocupa e somar as medidas das composições. Tudo isso é necessário para garantir que nada fique de fora. Já pensou na frustração de receber em casa um móvel de qualidade lindíssimo, mas ter que trocá-lo ou praticar o desapego com ele? A forma mais segura de evitar tudo isso é medindo os produtos.

Em decoração para salas pequenas, menos é mais | 5 dicas de decoração para salas pequenas

Em decoração para salas pequenas, menos é mais

Quando se pensa na decoração para salas pequenas, deve-se ter em mente que todos os elementos acabam ganhando uma proporção maior. Justamente por isso, é importante contar apenas com o necessário.

A disposição dos móveis para sala de estar devem ser planejados de uma forma que permita um espaço de circulação. Para isso, às vezes pode ser interessante substituir alguns objetos.

Por exemplo: se uma mesa de centro atrapalhar o caminho e não estiver permitindo a livre circulação, que tal trocá-la por uma mesa de canto?

Outra sugestão é considerar os racks que contam com portas de correr. Assim, você ganha alguns centímetros de área de circulação, sem comprometer a usabilidade do móvel.

Ainda sobre a ideia de minimalismo, quem pensa na decoração para salas pequenas pode adotar a estética clean. Ela vai contribuir com a sensação de um ambiente mais organizado, além de dar respiro entre os objetos. Para isso, vale a pena usar poucos itens decorativos.

Dê preferência às cores claras | 5 dicas de decoração para salas pequenas

Dê preferência às cores claras

As cores podem influenciar diretamente na sensação transmitida em um ambiente. Por exemplo: móveis claros também contribuem para que o local pareça mais organizado.

E a regra também vale para as paredes, ok? Optar por tons claros na decoração para sala pequena vai ajudar na sensação de amplitude do ambiente.

Para quebrar a monotonia, vale a pena ter apenas uma das paredes em um tom mais escuro. Assim, você também vai passar a impressão de profundidade.

Nos objetos de decoração, o que vale é o equilíbrio. Se o ambiente é mais claro, um quadro ou item decorativo em cores escuras vão prender a atenção de quem estiver no local (além de demonstrar seu bom gosto).

Espelhos, espelhos e espelhos! | 5 dicas de decoração para salas pequenas

Espelhos, espelhos e espelhos!

Falando em amplitude, um tipo de objeto que também ajuda na sensação de um ambiente maior é o espelho. Por refletirem o próprio ambiente, ele faz parecer que há menos “barreiras” no cômodo.

Os espelhos podem estar presentes tanto em molduras nas paredes quanto como parte do design de móveis. É o caso das estantes e homes com espelho, que além de fazer parecer que o cômodo é maior, ainda reforçam a elegância e sofisticação do local.

Escolha seu sofá com sabedoria | 5 dicas de decoração para salas pequenas

E o sofá?

Por ser um dos móveis que mais ocupam espaço na sala de estar, o sofá é um móvel que merece atenção especial a algumas características.

Por exemplo: na decoração para salas pequenas, é recomendado evitar o uso de um conjunto de sofás de 3 e 2 lugares. No lugar, considere os sofás fixos ou compactos, de larguras que não ultrapassem os 2,20m, mas que não abrem mão do conforto.

Caso se escolha um sofá com chaise, preste atenção em qual lado está a parte alongada e certifique-se que ela fique no canto da parede. Desta forma, você não tem a área de circulação prejudicada.

Se o espaço permitir, é possível ainda contar com poltronas ou ainda puffs. Eles vão oferecer mais assentos aos seus convidados, e você tem mais controle sobre o espaço disponível no ambiente. Qualquer cantinho já pode servir como uma área para puffs ou poltronas.

Loja de móveis no Rio de Janeiro

Viu como é possível otimizar o espaço e garantir uma ótima decoração para salas pequenas? Também deu pra notar que contar com móveis de qualidade pode fazer toda a diferença, né?

Para encontrar as melhores opções, você merece contar com um atendimento de excelência e produtos de ponta. Como os que são oferecidos pela Viggore, loja de móveis no Rio de Janeiro.

São produtos para a casa toda, opções de móveis à pronta-entrega e condições especiais de pagamento. Acesse o site e confira as possibilidades. Conquiste o ambiente que você sempre sonhou para sua casa.

Vem pra Viggore! | 5 dicas de decoração para salas pequenas

Uma resposta em “5 dicas de decoração para salas pequenas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.