Vamos aos fatos: saber como escolher sofá é importantíssimo para “dar o tom” da sala de estar. Considerado como a maior estrela do ambiente, o sofá é o móvel que reúne toda a família e oferece conforto para as visitas.
Para ajudar nessa missão, reunimos as principais dicas de como escolher o sofá ideal para sua casa. São itens indispensáveis para conseguir transmitir a essência de quem mora no local e criar um ambiente agradável a todos. Confira.
1 – Escolha o sofá de acordo com o estilo do ambiente
Antes de começar a de fato pesquisar pelo seu sofá ideal, o primeiro passo é pesquisar. Qual o estilo que se pretende passar no ambiente?
Se você estiver montando uma sala de estar do zero, você terá maior facilidade para responder esta pergunta. Isso porque não terá grandes impedimentos em relação ao estilo e poderá definir primeiro o estilo do sofá, para depois escolher outros móveis que sigam a mesma pegada.
Porém, se você pretende trocar de sofá e/ou já tem outros móveis no ambiente, é fundamental que haja coerência entre a estética dos outros móveis. Ou ainda, com a decoração da sala de estar. Por exemplo: se os móveis seguem estilo colonial, o indicado é que o sofá siga a mesma tendência.
Seguir a paleta de cores do ambiente, tanto dos móveis quanto das paredes, também é importante para escolher o sofá perfeito. Explicaremos melhor sobre as cores mais adiante.
2 – O tipo de sofá também será importante para a escolha
A escolha do estilo do sofá também vai ajudar a filtrar qual o melhor tipo de sofá para sua sala. Afinal, algumas características estão relacionadas a determinados estilos.
Os principais tipos de sofá são:
- Retrátil e reclinável;
- Fixo (Living);
- Com chaise;
- Sofá-cama;
- De canto (curvo ou em L);
- Modulado;
- Futon.
Se formos resumir brevemente cada um dos principais tipos de sofá, seriam:
Retrátil e reclinável
O sofá retrátil e reclinável é um dos tipos mais procurados do momento. Ele é bastante versátil, por permitir que o cliente possa recolher ou abrir o sofá, conforme a necessidade de quem usa naquele momento. É um modelo bastante recomendado para quem pretende ter mais conforto na sala de estar ou na sala de TV.
É possível encontrar apenas retráteis ou apenas reclináveis, mas geralmente os modelos contam com as duas funcionalidades no mesmo móvel.
Fixo (Living)
Se a ideia é transmitir mais personalidade, a nossa indicação é procurar por um sofá fixo. Também muito aconchegantes, eles ganham destaque pelo visual e praticidade. É muito comum encontrar versões também em conjuntos de 3 e 2 lugares.
Com chaise
Um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço nos lares dos brasileiros são os sofás com chaise. Eles têm um dos lados com maior profundidade, como um sofá retrátil aberto, porém fixo. Charmosos, eles podem ser usados tanto no canto da sala quanto no centro.
De canto (curvo ou em L)
O sofá de canto, também chamado de sofá curvo ou sofá em L é perfeito para famílias grandes ou salas espaçosas, onde se pode usar todo o espaço do canto para proporcionar conforto. O formato ajuda na interação entre as pessoas. Também é possível encontrar versões com puffs, com encostos reclináveis ou assentos retráteis.
Sofá-cama
O sofá-cama é a melhor indicação para casas com poucos cômodos, onde se costuma receber visitas e se deseja sempre ter um espaço extra para elas. Eles se transformam em um sofá ou numa cama sempre quando for necessário e com facilidade, através de alguns poucos ajustes. Vale a pena considerar o uso de sofás-camas também em escritórios ou quartos de hóspedes.
Modulado
Ele pode ser chamado de sofá modular ou sofá modulado, mas a funcionalidade é a mesma: a possibilidade da adaptação de acordo com o ambiente. Um sofá com chaise pode ser transformado em sofá de canto apenas ao mudar um dos módulos de lugar. Ou seja, é perfeito para quem costuma mudar de apartamento com frequência.
Futon
Há ainda o sofá futon, que é formado por uma peça semelhante a um colchão, apoiado sobre uma estrutura (às vezes, esta estrutura pode ser criada pelo próprio colchão). Inspirado na cultura oriental, ele pode ser encontrado tanto aberto (ou seja, esticado) quanto dobrado, a fim de dar maior altura.
Viu só como as características próprias de cada tipo de sofá pode influenciar no estilo do ambiente? Por isso, para manter uma coerência, o tipo e o estilo do sofá precisam estar conectados.
3 – Encontre o tamanho de sofá ideal
Depois de escolhido o estilo e o tipo, agora é necessário descobrir qual o tamanho ideal do sofá. Para isso, é fundamental começar medindo a área total do ambiente. A fim de encontrar mais espaço, considere mudar alguns itens de lugar. Veja onde o móvel poderia ser melhor posicionado.
Por exemplo: se for uma sala para TV, é importante que o aparelho fique no lado oposto à direção da luz natural e que o sofá fique à frente dele.
Planejar a posição do sofá no ambiente é necessário para saber o tamanho do sofá porque isso vai definir o quanto de espaço disponível você terá. E, a partir disso, poderá considerar seus limites.
Mas não é só isso. O número de integrantes na família também é um fator importante. Afinal, ninguém pode ficar de fora na hora de reunir todo mundo quando forem assistir àquele filminho, né?
Calcule pelo menos 55 cm por integrante da família, desconsiderando os braços. Ou seja: para uma família de 4 pessoas, o sofá precisa ter uma largura de, no mínimo, 2,20 m, tendo em conta apenas os acentos. Se houver pessoas maiores na família, o número provavelmente precisará ser ajustado.
E, caso a sua sala não tenha área para um sofá tão grande, você pode recorrer a puffs e poltronas para oferecer acentos extras.
4 – O conforto do sofá influencia na escolha
A partir de agora, vamos entrar em pontos mais individuais, que vai depender exclusivamente do gosto de quem vai decidir pelo sofá. Começando por um dos itens mais importantes: o conforto.
Há quem prefira assentos mais firmes, ou quem goste de maciez extrema. Para isso, alguns atributos do sofá precisam ser observados.
Observe as especificações do assento. Confira se é preenchido com espuma e, se sim, qual a densidade (que é marcada pelo conjunto da letra D + um número de 2 dígitos). Espumas com densidades maiores tendem a resistir mais peso antes de se deformar. Procure saber se há molas ensacadas ou entrelaçadas e ainda se há algum revestimento extra.
Alguns modelos de sofá contam ainda com percintas que ajudam ainda mais na absorção de impactos, ideais para quem gosta do máximo de conforto. Outros ainda têm encostos preenchidos com fibras siliconadas.
Até os braços podem oferecer diferentes níveis de conforto. Há os totalmente preenchidos com fibras, sem nenhum tipo de estrutura de madeira, e os com revestimento de espuma.
5 – Tecido do sofá também pode ser importante
Já se deu conta que há diversos tipos de tecidos para sofá? Eles ajudam a transmitir a personalidade desejada ao ambiente. São alguns deles:
- Linho;
- Jacquard;
- Couro;
- Veludo;
- Suede;
- Sarja;
- Sintético
6 – Escolha uma cor de sofá que combine
Voltando a falar sobre a cor, é importante escolher um sofá que tenha uma cor que combine com o ambiente. Se o ambiente explora um estilo mais retrô, considere um sofá de couro ou tecido marrom. Se o cômodo é mais clean e iluminado, que tal um sofá branco ou cinza?
Se estiver em dúvida sobre qual a melhor cor para o ambiente, procure na internet opções de paletas de cores. Você vai ver que algumas cores combinam muito bem quando estão ao lado de outras, mesmo que muito diferentes.
7 – Funcionalidades extras?
Você também pode querer saber como escolher um sofá a partir das funcionalidades extras que ele proporciona. Há modelos que oferecem porta USB, para maior comodidade na hora de carregar seus dispositivos.
Também existem modelos de sofás elétricos, que podem se adaptar conforme a vontade de quem o usa naquele momento. Eles são ideais para quem procura o máximo de comodidade na hora de relaxar.
Loja de sofás no Rio de Janeiro
Viu só como não falta modelo de sofá pra você escolher? E que definir a melhor opção para o seu ambiente depende de uma série de fatores, que devem ser observados com atenção.
A melhor saída pra fazer uma escolha segura e livre de arrependimentos é contar com uma loja de sofás que tenha uma grande variedade.
Felizmente, a Viggore, loja de móveis no Rio de Janeiro, tem os melhores modelos, com opções em pronta-entrega.
Acesse o site e confira nossas possibilidades. Conquiste hoje mesmo a sala de estar que você sempre sonhou.